TODA A AMÉRICA LATINA EM APARECIDA. 300 anos atrás era encontrada a estátua da padroeira do Brasil. E em Aparecida mesmo será realizado o 1º congresso da “Misericórdia nas Américas”.

Interior da Basílica
Interior da Basílica

A cidade de Aparecida, no estado de São Paulo, sediará o 1º Congresso Continental da Misericórdia nas Américas. O evento será realizado entre os dias 22 e 25 de junho deste ano, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, localizado no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. As previsões de quem organiza a hospedagem falam de pelo menos 5 mil presentes de todo o continente americano.

A escolha de Aparecida como sede faz parte das comemorações de duas datas importantes para a cidade: os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil, nas águas do rio Paraíba do Sul, e também os 10 anos da fundação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). “Além disso, 2017 é ano mariano e o lema do nosso congresso vem do Magnificat, que é cantado por Maria”, notou o cardeal do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, que por essa razão considera que não há lugar mais adequado do que Aparecida para um encontro dessa natureza.

Com o lema “Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem”, o congresso tem como objetivo prosseguir a reflexão sobre o Ano da Misericórdia, como um modo de ser da Igreja para favorecer o caminho da Nova Evangelização do continente americano.

A programação ainda está aberta, mas já foram confirmadas quatro conferências. Uma delas é a conferência de dom Virginio Bressanelli, bispo argentino da diocese de Comodoro Rivadavia, que falará sobre “Missionários da misericórdia e nova evangelização”. Também já estão acertados testemunhos de experiências da Fazenda da Esperança e da Comunidade Bethânia, ambas que trabalham com recuperação de dependentes químicos. Os organizadores prometem uma vídeo-mensagem do Papa Francisco para o início do evento. Estão previstos ainda momentos de orientação de catequese, liturgia e de oração, e apresentações culturais.

Segundo dom Orani, o congresso “dá eco ao que pede o Papa Francisco à Igreja: que o tema da misericórdia preceda e vá adiante, para além do Jubileu comemorado até o final de 2016”.

O cardeal dom Raymundo Damasceno, também organizador do encontro em Aparecida, sublinha que o objetivo do Congresso Continental da Misericórdia é “fazer com que a Igreja das Américas seja mais consciente e mais motivada pela misericórdia, além de fornecer impulsos novos para a pastoral paroquial e diocesana, fazendo da Divina Misericórdia o paradigma da evangelização”. Recuperando as palavras de São João Paulo II, dom Damasceno afirmou que “é necessário fazer ressoar a mensagem do amor misericordioso com um vigor renovado, e o mundo precisa desse amor”.

Histórico. O Congresso Continental da Misericórdia nasceu a partir dos Congressos Mundiais da Misericórdia, que tiveram início em 2008 e teve sua edição mais recente em 2014, em Bogotá, na Colômbia. Desde o início, os Congressos da Misericórdia têm seguido uma mesma dinâmica: cada Congresso Mundial é seguido por um Congresso Continental e por um Congresso Nacional e, então, de volta a outro Congresso Mundial. O congresso sediado em Aparecida é o primeiro continental que acontecerá nas Américas.

Torna alla Home Page