APARECIDA EM FESTA. Grandes celebrações para o 300º aniversário do aparecimento da padroeira do Brasil em 12 de outubro. São esperadas mais de 250 mil pessoas. Papa Francisco foi lá logo que eleito.

O artista Cláudio Pastro trabalha na cúpula que será inaugurada no dia 11 de outubro.
O artista Cláudio Pastro trabalha na cúpula que será inaugurada no dia 11 de outubro.

A cidade de Aparecida, a 180 quilômetros de São Paulo, está agitada. A festa para os 300 anos do aparecimento de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil desde 1930, domina a cidade. Com apenas 36 mil habitantes, a cidade prevê receber nesse período mais de 250 mil fiéis – 200 mil apenas no dia 12 de outubro -, um fluxo – se confirmado – 40% maior que o registrado no feriado do ano passado, estabelecendo um novo recorde. A maior parte dos visitantes ficará concentrada no Santuário, dotada de 143 mil metros quadrados de área construída, de uma igreja que pode receber 30 mil pessoas, de seis capelas e de alguns museus. Nesse período serão realizados cerca de sessenta missas, novenas, terços e pregações. O cardeal italiano Giovani Battista Re, enviado pelo papa Francisco, irá presidir duas missas, nos dias 11 e 12.

Além da tradicional novena de Nossa Senhora Aparecida, a festa contará com shows gratuitos de renomados artistas brasileiros, que vão interpretar músicas e poesias sobre Maria e que abriram mão de seu cachê. Mas o momento mais aguardado é a inauguração da cúpula central no santuário, que acontecerá no dia 11. Esta estrutura, concebida pelo artista Cláudio Pastro, tem 34 metros de diâmetro, 109 metros de circunferência e 72 metros de altura e O padre João Batista de Almeida, reitor do santuário, conta que a obra foi um grande desafio para toda a equipe de engenharia. “Todo o mosaico da cúpula foi preparado na Itália, onde pedrinha por pedrinha as artes foram montadas”, afirma. Para revestir os 2 mil metros quadrados, foram utilizadas mais de 5 milhões de tésseras e foram necessários mais de 2 mil dias de trabalho.

Para a festa de 300 anos, a imagem de Nossa Senhora Aparecida será revestida com dois mantos que foram confeccionados pelas freiras do Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Aparecida. Confeccionados com pedras de strass e cristais em um veludo importando da Alemanha, as peças levaram um mês de trabalho.  O desenho de plantas aquáticas, pescadores, peixes e a bandeira do Brasil faz referência aos pescadores e à pesca milagrosa de 1717 – considerado o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida. Nos dias 11 e 12 de outubro será transmitido um documentário inédito com o título “Aparecida do Brasil”, produzido pela TV Aparecida em parceria com o canal History Channel. Malu Veiga, coordenadora de programação da TV Aparecida, antecipa que “o telespectador pode esperar uma produção na qual é retratado o contexto histórico e devocional de Nossa Senhora Aparecida, desde a pesca da imagem, os primeiros milagres que a consagraram como santa, até a chegada dos Missionários Redentoristas e a construção do maior santuário mariano do mundo”. Dois destaques do documentário, apresentado pelo jornalista Rodrigo Alvarez – autor do livro Aparecida um dos mais vendidos do país – são as dramatizações reconstruindo passagens históricas, entre elas a do atentado contra a imagem de Nossa Senhora em 1978, e a narrativa histórica investigativa que mostra a construção de um dos maiores símbolos católicos devocionais do Brasil.

Um minimuseu será inaugurado na cúpula do Santuário de Aparecida, enquanto uma estátua de 50 metros de altura em homenagem à santa deverá ser instalada a três quilômetros da basílica. O monumento, produzida em aço inoxidável, estará terminado em dezembro e terá 12 metros a mais que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O orçamento para colocá-la de pé gira em torno de 2 milhões de reais (625 mil dólares), boa parte deles doada pelo próprio artista plástico responsável pela obra, Gilmar Pinna. A escultura ficará em exposição em um novo parque municipal de 130 mil metros quadrados, com praça de alimentação e estacionamento para 2 mil carros. Atualmente, o Santuário Nacional de Aparecida recebe ao ano doze milhões de fiéis.

Torna alla Home Page